Tecnologia – A garota do iPhone: um fenômeno da globalização

garato-do-iphone.bmp 

Mais um fenômeno de mundo globalizado. Tudo começou quando um comprador do iPhone em Kingston upon Hull, na Inglaterra, abriu seu iPhone 3G na semana passada (montado na fábrica de empresa chinesa Foxconn, em Shezhen, no Sul da China) e deu de cara com a foto de uma chinesinha operária sorrindo e fazendo um V com os dedos no que parece ser uma linha de montagem.

Na hora, o surgimento da foto foi parar no MacRumors.com, um sítio de fãs de Mac na internet, e começaram os rumores sobre quem seria, afinal, a menina, batizada de “A garota do iPhone”. O comprador sorteado com a foto, cujo apelido é “Markm49uk”, afirmou que, quando a abriu a embalagem do telefone, a foto estava como papel de parede e ainda havia duas outras no álbum do aparelho. “Parece que alguém na linha de montagem estava tendo um pouco de diversão. Alguma outra pessoa achou estas fotos?”, perguntou Markm49uk. As imagens começaram a rodar o mundo na hora.

Esta semana, finalmente, a menina foi localizada na fábrica da Foxconn em Shenzhen e, aparentemente, a foto foi uma brincadeira entre amigas na linha de montagem. Mais tarde, a amiga esqueceu de apagar as imagens e o que se vê hoje é uma nova celebridade da internet, com direito a dois sítios só para se especular sobre ela: o iphonegirl.net e o iphonegirl.cn.

E não, ela não foi demitida, como muita gente temia. Bem, ao menos foi o que garantiu a Foxconn, uma empresa acusada de zilhares de abusos trabalhistas por entidades de defesa dos direitos dos trabalhadores ao redor do mundo. Melhor para a menina, né?

Fonte: O Globo Online e Blog do Gilberto Scofield Jr.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário