Inteligência de Mercado – Sua empresa usa o potencial dos dados que tem a mão?

Hoje o tema é  “inteligência de mercado” ou se preferir Business Inteligence ou simplesmente, BI.

A maior parte dos sistemas são transacionais e não analíticos, pobres no quesito gerencial.  Em boa parte são necessárias ferramentas de BI e tem varias no mercado. Algumas sem necessidade de investimento em licenças, paga- se um pequeno valor mensal por usuário logado.

Outro aspecto que deve- se atentar é a necessidade de se ter profissionais especializados  em inteligência de mercado.

Em São Paulo, várias  universidades oferecem cursos de pós graduação ou MBA em Inteligência de Mercado.

Para se obter resultados interessantes é necessário se cruzar informações de varias fontes, avaliar para onde o mercado está caminhando, mapear a concorrência…E para isto se precisa de profissionais competentes e antenados.

O  e-commerce é um bom nicho para se explorar todo este potencial. E os grandes operadores logísticos saíram na frente.

A DHL criou um barômetro para medir o potencial do comércio internacional. Nele dá para ter uma previsão se o comércio  terá crescimento moderado ou forte, estagnado ou retraído.

Em 2018, o comércio internacional terá um crescimento moderado nos próximos meses:

Já o gigante europeu DPD tem o seu e-barômetro para medir tendências dos consumidores do e-commerce.

Nele dá para ver que cada vez mais os consumidores estão fazendo suas compras por dispositivos móveis como celulares e tablets:

Qual a frequência de compra? Que categorias de produtos são os campeões de venda? São informações estratégicas para quem empreendedores e executivos que estão aproveitando as oportunidades do comércio eletrônico via internet.

Ficou curioso? Acesse aqui e baixe o relatório completo de 2017 (em inglês).

O Grupo DPD atua na logística no Brasil através da Jadlog.

 

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário