Logistica do Futuro – Centros de Distribuição e Fábricas Inteligentes

Já publiquei aqui no Blog vários exemplos de Centros de Distribuição inteligentes equipados com esteiras, máquinas de triagem (separação) e empilhadeiras automatizados que recebem hoje caminhões com sistema de carga e descarga automático e, em breve, veiculos autônomos ou semi-autônomos. A Natura já usa muitas destas técnicas aqui em São Paulo.

O envio de mercadorias será comandado através de sistemas informatizados, sem intervenção humana com o uso de inteligência artificial.

A Internet das Coisas será o elo que permitirá a integração da Fábrica, CD, Canais de Distribuição e Consumidores Finais.

Toda esta automação com a presença de robôs fazendo boa parte das atividades deve reduzir custos e evitar erros nos processos, combatendo desperdícios de toda ordem, desde o dimensionamento das instalações e mão de obra até o tamanho dos estoques usando e abusando da Inteligência de Mercado.

Outro benefício esperado é facilitar a produção de itens customizados a preços competitivos.

A Logística Compartilhada em CDs Multiusuários possibilitará que diversos produtos de fabricantes sejam enviados em uma remessa única.
Fato que já é realidade em CDs de market places tipo a Amazon e em breve no Mercado Livre.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Logistica do Futuro – Centros de Distribuição e Fábricas Inteligentes

Deixe um comentário