Futuro da Logística – Logística Colaborativa e Compartilhada

Durante muito tempo a competição desenfreada entre empresas do mesmo setor nos cegou para enxergarmos oportunidades de melhorias que ações compartilhadas ou colaborativas poderiam gerar nas nossas operações logísticas.

Nos grandes centros urbanos a concentração de pequenos veículos de carga leva os governos a criar legislações restritivas quanto a horários de restrição de circulação para carga/descarga.

Este problema será agravado na medida em que nossa conscientização sobre o aquecimento global aumentar.

Então surgirão as iniciativas de operações logísticas compartilhadas ou colaborativas de forma a reduzir a quantidade de veículos circulando em áreas críticas, baixando custos para os operadores ao mesmo que haverá uma melhor remuneração dos prestadores de serviço “multimarcas”. Um exemplo que já publiquei aqui no Blog é o da Korin, que permitiu ganhos significativos para a Empresa e para as transportadoras de envolvidas no projeto (clique aqui para saber mais).  

A “uberização” da última milha é uma tendência de mercado na medida em que a nossa legislação trabalhista for flexibilizada.

l

Vou  voltar ao tema mais para frente. Não deixe de acompanhar a série “Futuro da Logística” (Veja os posts anteriores clicando aqui)

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Futuro da Logística – Logística Colaborativa e Compartilhada

Deixe um comentário