LLX Logística obtém financiamento de R$ 1,3 bilhão do BNDES

acu2-llx.jpg

A LLX Minas-Rio, uma subsidiária da LLX Logística, assinou os contratos de financiamento com o BNDES e os bancos Unibanco e Itaú, num total de 1,321 bilhão de reais. Os recursos serão utilizados para construir um ramal ferroviário de 45 quilômetros, ligando o Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, à rede ferroviária brasileira. A obra permitirá o escoamento do minério de ferro extraído pela Anglo American em Minas Gerais.

O prazo de pagamento será de 12 anos, com dois anos e meio de carência. O financiamento foi estruturado como project finance. Neste modelo de crédito, o empreendedor e o agente financeiro dividem os riscos do empreendimento, porque o financiamento é pago pelo seu fluxo de caixa, após o início das operações. O BNDES arcará com 50% do total financiado, e os bancos privados, com a outra metade.

A LLX Minas-Rio é controlada pela LLX Logística, fundada em 2007 pelo empresário Eike Batista. Em meados de 2007, a mineradora britânica Anglo-American adquiriu uma fatia de 49% da companhia. A missão da LLX Minas-Rio é construir e operar o Porto do Açu, além do ramal ferroviário que o ligará à malha brasileira. O Porto de Açu foi projetado para escoar 6,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro, 9,7 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, além de carvão, cimento, granéis líquidos e cargas em geral. O porto deve entrar em operação no segundo semestre de 2011.

Fonte: Portal EXAME

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “LLX Logística obtém financiamento de R$ 1,3 bilhão do BNDES

  1. Gostaria de saber quando este grupo tão renomado irá contratar profissionais qualificados sem que seja preciso terem (QI-quem indica), ou seja, conchavo com políticos?

  2. Boa tarde! sou vendedora de peças técnicas especiais em Borracha, e gostaria de saber como posso faser para me cadastrar para ser fonecedor de borrachas para LLx .Nossa Empresa é situada em Araruama RJ e fabricamos tudo em borracha conforme medida amostra ou desenho.
    Entre em contato Tel 22 2665 11 70

    Atenciosamente
    Rosangela Gomes

Deixe um comentário