Futuro da Logística – O Novo Profissional e os Desafios do Setor

Sem a pretenção de esgotar o assunto “Futuro da Logística” encerro a série com um post sobre os desafios que nós profissionais da Logística teremos nestes novos tempos. Foram duas semanas tratando de temas atuais que terão impacto direto nas nossas atividades.

Voltando ao tema dos desafios para nós profissionais vamos enfrentar.

O primeiro deles é a conscientização de que é preciso investir na formação de quadros e é uma responsabilidade  do Governo, das Empresas e dos próprios Profissionais.

Afinal quem é o Profissional de Logística no Brasil? O site TranspoBrasil elaborou um e-book listando algumas das principais competências que o mercado está pedindo (clique aqui para baixar)

Não dá para aproveitar e promover os quadros internos sem que eles sejam preparados em escolas técnicas e faculdades ou cursos específicos de Logística de formação ou especialização.

A formação dos novos profissionais será mais ampla e sofisticada para atender os novos desafios. Big data, Inteligência de Mercado, Robótica, Tecnologia da Informação e Estatística Aplicada deverão integrar a grade curricular dos cursos.

Profissionais deverão ser preparados para analisar situações complexas e de forma mais ampla, levando em conta todas etapas da Logística.

Para assumir cargos gerenciais além de curso superior, serão exigidos MBA ou mestrados em uma das áreas mencionadas anteriormente e conhecimento de outras línguas seja pela globalização do mercado, seja pela entrada de operadores multinacionais.

Prepare-se!!!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Futuro da Logística – O Novo Profissional e os Desafios do Setor

Deixe um comentário