Economia do mar de Portugal já vale quatro mil milhões de euros

Mar de Portugal - Exportações e PMEs“A economia do mar em Portugal, no conjunto dos seus setores e subsetores, gera um volume de negócios que chega aos quatro mil milhões de euros”. A conclusão foi hoje apresentada por Tiago Pita e Cunha, no relatório ” Blue Growth for Portugal – uma visão empresarial da economia do mar”, encomendado pela COTEC Portugal.

Este estudo tem como objetivo ultrapassar a fase de diagnósticos e dar a conhecer players concretos que atuam nos vários setores da economia do mar, compreender os modelos de negócio dessas empresas, conhecer as ideias dos empresários e as suas perspetivas de futuro e desenhar as várias cadeias de valor.

O relatório identifica o potencial do mar setor a setor e apresenta recomendações e medidas concretas a adotar para que o crescimento da economia do mar seja uma realidade no curto e médio prazo.

Faz referência a mais de 560 empresas e analisa do ponto de vista económico e financeiro 264 empresas, as maiores de cada setor.

João Bento, presidente da direção COTEC considera a economia do mar como uma das áreas de maior potencial em Portugal, com impacto directo na geração de emprego.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que também esteve presente na apresentação do relatório da COTEC deixou o alerta: “Impõe-se avançar com rapidez, em particular no que respeita à regulação dos portos e dos transportes marítimos, bem como da actividade da construção naval, de modo a tornar mais eficiente e esclarecida a gestão institucional do Estado e corrigir as falhas do passado.”

Fonte: Expresso PT

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário