Companhia aérea lança campanha de “Air Etiquette” para passageiros roncar menos e ir menos vezes ao banheiro!

Apesar de não estar no pacote da agência de viagem, os voos de avião trazem consigo alguns desafios em relação à etiqueta a bordo, como aquele passageiro que ronca alto, atrapalhando o sono alheio, ou aqueles que dormem e acabam caindo em cima de quem está ao lado. E há ainda a corrida de obstáculos para “escalar” os passageiros ao lado e conseguir chegar ao banheiro.Estas pedras no caminho de quem viaja em aviões lotados são as primeiras questões de etiqueta de voo na mira de uma campanha da companhia aérea americana JetBlue Airways.

A empresa prepara uma série de vídeos para seus perfis no Facebook e no Twitter para encorajar os passageiros a refletir sobre seu comportamento a bordo.”Nós queríamos dizer “Nós todos já passamos por isso. Nós entendemos e vamos falar a respeito disso'”, explicou Lisa Borromeo, diretora de propaganda da JetBlue, ao falar sobre os vídeos da campanha batizada como #FlightEtiquette. “Essa é uma realidade universal de voar”.Os vídeos surgem logo após um verão em que uma série de incidentes de fúria dos ares aconteceu eu aviões lotados nos Estados Unidos, incluindo três em um período de nove dias que causou desvios nos voos.Um deles, em um avião da United Airlines, envolveu uma briga de passageiros que teve direito a água sendo jogada no opositor e transformou o controverso Knee Defender – equipamento encaixado no assento da frente para impedir que o passageiro da frente recline o encosto – em algo conhecido.Engana-se, porém, quem pensa que os vídeos da JetBlue têm como objetivo dizer aos consumidores como se comportar, disse Borromeo em uma entrevista. Os exemplos exagerados mostrados “são feitos para ser engraçados” e gerar diálogo com passageiros sobre suas experiências, contou ela.

Enquanto a companhia ficaria “animada” se os clipes levarem a uma mudança positiva de comportamento, mas a reação dos passageiros já é considerada uma conquista para a empresa:”Nós também estamos felizes de saber que o vídeo fez alguns viajantes sorrirem e balançar a cabeça em concordância”, observou o porta-voz da JetBlue Morgan Johnston.O primeiro vídeo da campanha foi colocado nas redes em 22 de dezembro de 2014 com o título “Como não tirar um cochilo”. Ele retrata um homem dormindo, roncando e caindo no ombro e depois deitando no colo de um passageiro (desconhecido) que está sentado ao seu lado, e, eventualmente, deitando ocupando toda a fileira.

No dia 7 de janeiro foi veiculado o segundo clipe, desta vez com a passageira ocupante do assento na janela bebendo muitos líquidos e depois enfrentando o dilema de passar por passageiros que estão dormindo na cadeira do corredor e do meio de sua fileira. Em “Como não fazer uma saída”, a mulher tenta diversas formas de despertar os dorminhocos e depois tenta passar por cima e até por baixo deles.A empresa vai continuar a série de vídeos sem um número específico de esquetes que podem se basear tanto em experiências pessoais quanto na reação dos passageiros aos primeiros clipes.

Em 2003, a JetBlue criou a “air-tiquette”, cartões colocados na parte de trás dos assentos com algumas sugestões de comportamento, como pedir licença, manter a aeronave limpa, se alongar tendo em mente que há outros passageiros ao redor, e manter os pés fora do corredor.

Fonte: invertironline e o Globo

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe um comentário