Como Aumentar a Qualidade e a Produtividade da sua Empresa

Como Aumentar a Qualidade e a Produtividade? Esta pergunta tem sido recorrente na minha vida profissional. E as pessoas esperam uma resposta mágica como se comprar um software ou um equipamento bastasse para encontrar a fórmula da eficácia de sua Logística!

Mas a solução não é difícil. Só requer esforço e dedicação. Em uma palavra: Trabalho! Mas com inteligência Sim, precisamos dela também.

Primeiro observe. Veja como são os processos. Avalie os pontos fortes e fracos. Use as ferramentas que você domina como, por exemplo, a Análise SWOT que traduzindo do inglês significa as iniciais de quatro palavras: força, fraqueza, oportunidade e ameaça.


Ouça a equipe. Eles têm boas ideias mas não tem oportunidade de expô-las na maioria das organizações. Não esqueça os detalhes. O Diabo mora neles. Preste atenção nas atividades corriqueiras, nelas estarão as principais mudanças rumo à qualidade e à produtividade.

Venda suas idéias para sua Equipe

Avalie a equipe. Ali estão à sua disposição as soluções e os problemas. Seja justo e isto significa valorizar os comprometidos e substituir aqueles que não estão alinhados com os objetivos da Empresa. Em qualquer grupo sempre tem os que estão aderentes aos planos e satisfeitos com o que fazem, os que já se consideram “cartas fora do baralho” e a imensa maioria que não se enquadram em um dos dois grupos. O clima organizacional é definido quando este grande grupo se une a um dos anteriores. E muitas vezes se juntam com os que não querem produzir. Afinal são os mais animados, tem sempre uma brincadeira nova, um apelido novo para pegar no pé de alguém.

Conquistar corações e mentes do grupo majoritário é fundamental para a virada do jogo a seu favor e da Empresa. Não descuide desta função que é sua como gestor.  Não delegue esta tarefa que é estratégica, mas busque o apoio dos líderes formais e dos formadores de opinião. Identifique eles e trabalhe de forma conjunta a retomada da qualidade.

Neste sentido, revisar os processos é uma ótima alternativa. Não descuide os pequenos gestos ou gastos. Eles formam quando reunidos a sangria dos custos da empresa.  Revise as horas extras. Elas são um bom termômetro do que está funcionando e, principalmente, o que não está  dando certo.

Lembre-se que as pessoas se acomodam… Tire elas da Zona de Conforto. Dê desafios que possam ser superados.

Faça um planejamento de tudo que precisa ser feito.

Administre sua ansiedade e a de seus superiores. Lembre-se que se tudo for prioridade nada é prioritário.

Pronto. Você já pode começar as Mudanças.

Vá em frente e não esqueça de revisar suas decisões. Tenha humildade em reconhecer seus erros.

Eles podem custar caro tanto para a Empresa quanto para Você mesmo.

Boa sorte!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Como Aumentar a Qualidade e a Produtividade da sua Empresa

Deixe um comentário